Falso WhatsApp foi baixado em loja do Google mais de 1 milhão de vezes

Falso WhatsApp foi baixado em loja do Google mais de 1 milhão de vezes

Quando você quer abrir o WhatsApp para mandar uma mensagem ou dar um alô em algum grupo aparecem incômodos anúncios de publicidade? Pois bem, você pode ser uma das milhões de pessoas que baixaram uma versão falsa do popular aplicativo de mensagens instantâneas, que esteve disponível na plataforma Android nas últimas semanas.

Segundo informações fornecidas pelo aplicativo, antes de ser retirado da Play Stores – a loja do Google para o Sistema Android – o falso WhatsApp foi baixado cerca de um milhão de vezes.

Mas como saber se você foi uma das vítimas? Basicamente verificando se surgem anúncios publicitários para baixar outros aplicativos.

O mais curioso deste caso é que o criador da aplicação falsa conseguiu registrar o nome do desenvolvedor como WhatsApp Inc., que é a forma como os aplicativos do serviço são identificados oficialmente. Em apps que exibem publicidade, geralmente, o usuário faz o desenvolvedor ganhar centavos de dólar ao clicar em algum banner de propaganda dentro do aplicativo. Pode parecer pouco dinheiro, mas conforme muitas pessoas vão baixando e sendo expostas a essa publicidade, é possível somar uma boa quantia de dinheiro.

Para evitar baixar versões falsas do WhatsApp, é recomendado fazer download apenas nas lojas de aplicativos oficiais. No entanto, como pudemos ver, mesmo a Google Play não está imune a aparições de apps falsos. Em casos assim, uma outra dica é verificar que o desenvolvedor WhatsApp Inc. oficial, por ora, só tem dois programas publicados: o WhatsApp e o WhatsApp Wallpaper (um programa com fundos de tela para personalizar conversas no WhatsApp). Se não tiver essas opções, não baixe.

(fontes: tecnologia.uol.com.br e bbc.com)

Olá, podemos te ajudar?
Powered by
Tamanho da Fonte
Modo Contraste